Nesta seção do nosso site o leitor poderá através de um cadastro solicitar serviços de consultoria, treinamentos “In-Company ” , especificações de produtos, dimensionamentos, etc.

Sentimento de culpa, isso me atrapalha - Professor Makoto Yokoyama

publicado em 24/09/2010 - 11:04:12hs

 

Sentimento de culpa, isso me atrapalha

 

Por que será que as pessoas não conseguem avançar na vida e ficam presas aos fatos passados? O que faz esses fatos serem tão avassaladores e travar as atitudes ou simplesmente fazer o ser humano não sentir-se plenamente feliz?

 

Parece que a frase “olho por olho, dente por dente” se faz presente nas reflexões acima. Por que? Porque para que a pessoa se sinta-se livre para avançar na vida ou sentir-se plenamente feliz, ela deve sentir pura, límpida, sem um sentimento de culpa. Então, inconscientemente ela se coloca em situações que geram prejuízos de ordem pessoal, familiar, financeiro, profissional entre outros, apenas pelo fato de querer pagar pelo erro.

 

Pois bem. O que devo fazer? Analise o que você fez. Isso trás um sentimento de culpa. Porém, vamos avançar. Pergunte a si mesmo: o que aprendi com tudo isso? Qual foi o grande ensinamento com esse fato? Tenha certeza que com essas perguntas terá respostas fantásticas. Tenha certeza também que com essa reflexão, o erro deixará de ser erro e se transformará em uma grande experiência. O sentimento de culpa se transformará em um grande combustível para movimentar a sua vida. Sentirá uma grande vontade de se superar.

 

Tudo na vida quando bem direcionado se transforma em experiência, mesmo o mais pesado fardo ou erro cometido. Deu certo comigo. Tenho certeza que dará certo com você também. Pergunta certa, resposta certa.

 

Makoto Yokoyama

FEALTY - Desenvolvimento de Talentos Humanos

Palestras e Professional & Self Coach

(11) 9450-0870

makoto@fealty.com.br