Nesta seção o leitor encontrará matérias, fotos, homenagens, etc.

Homenagem ao Dr.Charles Cadwell - ÉRICO

publicado em 13/01/2011 - 16:20:11hs

Homenagem ao Dr. Charles Cadwell

 

 

VÍDEO : http://vimeo.com/2397388

 

 

EXOTÉRMICO é um termo que descreve a reação química que desprende calor à medida que aumentamos a temperatura da reação. E a reação exotérmica é o processo em que a energia é liberada.

 

EXO = SAÍDA

 

TÉRMICO = CALOR

 

Logo qualquer processo químico que desprenda calor será chamado EXOTÉRMICO, normalmente encontrado nas reações de oxidação. As reações exotérmicas em relação aos metais são a redução de um metal ou óxido metálico por outro mais reativo geralmente alumínio. Depois da ignição destes metais se produz uma reação exotérmica que resulta num metal fundido com temperaturas que alcançam 2.000 graus Celsius, em consequência desta queima. Em média todo o processo desde a ignição até o material soldado demora cerca de 30 segundos. É importante salientar que estes materiais não são explosivos. Quando se realizam conexões elétricas por solda exotérmica as propriedades elétricas destes materiais serão muito próximas desta conexão soldada. Devido ao processo de solda molecular cujo material utilizado tem o mesmo ponto de fusão do cobre, e quando a solda esta terminada sua secção transversal é duas vezes maior em relação aos condutores que estão sendo soldados, oferecendo assim vantagens técnicas e econômicas.

 

 

Vantagens econômicas:

 

1-) Baixos custos dos materiais requeridos quando comparados a outros meios de conexão ;

 

2-) A reação química é realizada dentro de um molde de grafite que permite até 50 conexões;

 

3-) Por ser um método seguro não é necessário supervisão;

 

4-) Não requer manutenção devido ao baixo custo do material empregado;

 

5-) O material utilizado para esta solda tem uma durabilidade igual ou maior aos materiais conectados;

 

6-)  As conexões soldadas são permanentes ;

 

7-) Requer um treinamento mínimo com baixo custo;

 

8-) As ferramentas e o dispositivo para soldagem são  portáteis;

 

9-) Para revisarmos esta conexão poderemos fazê-la visualmente.

 

 

Vantagens Técnicas:

 

1-) As conexões exotérmicas tem uma “ampacidade”( capacidade de condução de corrente) maior ou igual aos condutores que as integram;

 

2-)  Provas realizadas comprovaram que num curto circuito os condutores se fundiram porém a solda exotérmica permaneceu intacta;

 

3-) As conexões realizadas por solda exotérmica não se desfazem nem sofrem corrosão independentemente do ambiente em que se encontram;

 

4-) A união soldada não fica sujeita a folgas , pois é uma união molecular permanente;

 

 5-) Como  com a solda exotérmica passa a ser parte integrante do condutor, isto evita que surjam problemas de insuficiência de superfície de contato ou pontos de concentração de pressão .  

 

 

 Todas estas pequenas explanações para agradecer a este grande cientista, fundador da empresa ÉRICO (www.erico.com) , Dr. Charles Cadwell pelo desenvolvimento da solda exotérmica CADWEL em 1938, e empregada até hoje pela simplicidade de execução e alta performance na condução de eletricidade.

 

 

FOTO: ÉRICO HEADQUARTER SOLON,OHIO.

 

   Na imagem abaixo o nobre leitor poderá conhecer em detalhes os produtos desenvolvidos ao longo dos anos pela ÉRICO tomando como exemplo o DATA CENTER, centro nervoso das grandes corporações.

 

 

 

 

 

 

 

Todos os direitos de imagem reservados a ERICO (www.erico.com).