Nesta seção o profissional terá condições de estudar com maior profundidade os assuntos abordados sobre ETHERNET INDUSTRIAL.

CABO ETHERNET INDUSTRIAL CATEGORIA 5e ETHERFLEX TELDOR - APLICAÇÕES SEVERAS

publicado em 23/08/2011 - 16:14:11hs

 

  Quando necessitamos empregar um cabo para comunicação metálico conhecido como par trançado numa aplicação fixa ou móvel em ambiente industrial, temos muita dificuldade em encontrar um cabo que tenha uma resistência mecânica compatível, que seja resistente a choques acidentais, que resista a intempéries, umidade, óleo, ácidos, raios ultravioleta, altas interferências eletromagnéticas, e num caso mais extremo que suporte movimentos repetitivos, como encontramos em robôs, máquinas de pátio de minério (STACKABLE RECLAIMER), pontes rolantes, correias transportadoras, terminal portuário, sistemas de incêndio, etc.

 

     Todas estas características são apontadas pela norma EIA/TIA-1005 na sua tabela para o índice de severidade que vão do nível 1 ao nível 3, e neste momento da especificação deste cabo deveremos seguir a risca estes requisitos, pois caso contrário o cabo em questão poderá romper antes do tempo planejado, ou pior poderá ocasionar uma parada na operação seja ela a de um robô ou de uma linha de produção, num porto, numa siderúrgica, numa mineradora ou numa indústria automobilística.

 

 

  

Para isto apresentamos aos senhores projetistas, engenheiros de projetos, controle e instrumentação o cabo robusto da TELDOR, o ETHERFLEX 4x2x24/19AWG SF/UTP Categoria 5e reforçado com estrutura em malha metálica, com capa de poliuretano para aplicações fixas ou móveis em ambientes severos, interno e externo, atendendo a norma EIA/TIA 1005, e também a norma para “INTEGRITY CIRCUIT” IEC60332-1 para sistemas de incêndio.    

 

Para uma melhor identificação e diferenciação em relação aos cabos de par trançado empregados no ambiente de escritório normalmente em cor azul ou cinza, este cabo da linha ETHERNET INDUSTRIAL da TELDOR tem cor predominante verde, e para o cliente industrial poderá ser gravado o nome da empresa /aplicação como forma de controle.

 

 Recomendamos que todos os cabos para comunicação de dados , seja ele metálico de par trançado ou óptico deverá ser armazenado de forma conveniente segundo as normas internacionais, garantindo assim a vida útil do mesmo e suas características elétricas e mecânicas.

 

CUIDADO :  Chamo a atenção quanto ao item armazenagem, pois muitos distribuidores não armazenam adequadamente seus cabos, logo visite seu distribuidor, e faça sua verificação, pois do contrário estará adquirindo um cabeamento com data de validade comprometida, bem como com características elétricas e físicas fora da norma.  

 

 

FOTO 1 PROPRIEDADE DIMENSIONAL - SONEPAR GROUP  

 

 

FOTO 2 PROPRIEDADE DIMENSIONAL - SONEPAR GROUP

 

FOTO 3 PROPRIEDADE DIMENSIONAL - SONEPAR GROUP

 

FOTO 4 PROPRIEDADE DIMENSIONAL  - SONEPAR GROUP

Exemplos de aplicação:

 

MÁQUINAS MOVIMENTOS CÍCLICOS

 

ROBÔS

 

  

CORREIAS TRANSPORTADORAS

 

EQUIPAMENTOS PORTUÁRIOS

 

MÁQUINAS PARA PÁTIO DE MINÉRIO – STACKABLE RECLAIMER

 

    

Apresentaremos abaixo a ficha técnica do cabo ETHERFLEX do fabricante israelense TELDOR, distribuído no Brasil pela empresa DIMENSIONAL- SONEPAR GROUP (www.dimensional.com.br).

 

 

  

 

 

 

ETHERFLEX – PART NUMBER 8E35234XXX

 

 

 

 

 

 (TELDOR ISRAEL HEADQUARTER)

 

 

 

 

O distribuidor autorizado pelo fornecimento dos cabos TELDOR é a DIMENSIONAL- SONEPAR GROUP.

 

 

 

 

DIMENSIONAL EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS LTDA.

Rua Leandro Castelar, 404/418.

Jardim Piratininga - CEP: 13484-322

Fone: (19) 3446-7400 / Fax: (19) 3446.7465

E-mail: crc@dimensional.com.br

 

Para informações técnicas e visitas entrem em contato com a PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT – ETHERNET INDUSTRIAL - TREINAMENTO E CONSULTORIA LTDA pelo e-mail contato@pantojaindustrial.com ou pelo telefone +55(11)92090662 .