Nesta seção o leitor encontrará artigos no formato de boletins semanais com os mais diversos temas .

BOLETIM TÉCNICO 15 - INTEGRITY CIRCUIT APLICADO AO CERBERUS PRO

publicado em 10/02/2012 - 17:33:25hs

 

 

 

BOLETIM TÉCNICO 15 – CABOS ÓPTICOS EMPREGADOS EM INTEGRITY CIRCUIT “CIRCUITOS ÍNTEGROS” E O SISTEMA DE COMBATE DE INCÊNDIO CERBERUS PRO DA SIEMENS BUILDING           

 

 

 

O objetivo deste boletim e apresentarmos aos senhores duas normas que tratam de circuitos íntegros ”Integrity Circuit” e que são empregadas em várias aplicações em sistemas de combate a incêndio, são elas:

 

- DIN 4102-12

 

- IEC 60331-25  

 

Daremos ênfase ao cabeamento para comunicação de dados por fibra óptica, visto ser imune de interferências eletromagnéticas e um diferencial do sistema de combate de incêndio CERBERUS PRO. Estes sistemas e devidas normas são empregados em aeroportos, metros, ferrovias, hospitais e shoppings, locais com uma grande quantidade de pessoas, sendo esta a principal preocupação, a vida. Dependendo do tipo de fabricante de cabos ópticos este deverá resistir pelo menos há 30 minutos íntegro, ou seja, não apresentará rompimentos dentro deste período, muito importante para evacuação das pessoas e energização dos sistemas de combate de incêndio.

 

A norma alemã DIN4102-12 quando devidamente estudada apresenta critérios técnicos mais fechados, e qualifica em seus testes 03 modelos de cabos:

 

- modelo que resistirá a 30 minutos – E30

 

- modelo que resistirá a 60 minutos – E60

 

- modelo que resistirá a 90 minutos – E90

   

Logo ao especificarem estes tipos de cabos ópticos observem as normas nele aplicadas, para assim ter um sistema de incêndio efetivo.

 

 Tabela – Normas mundiais Integrity Circuit

Todo o sistema deverá seguir estas normas, o cabeamento, infraestrutura, acessórios e o hardware.

 

Estes cabos ópticos normalmente são fabricados com MICA material cerâmico, ou fiberglass com camadas de aço e elementos de tração na sua formação.

 

Para o standard IEC60331-25 os cabos e seus elementos são testados quanto à emissão de fumaça, flamabilidade, choques mecânicos e jatos de agua, durante um determinado tempo, em que o cabo irá se contrair e expandir, porém sem que o circuito não seja danificado, como falamos entre em curto.

 

Na figura baixo é apresentado o forno para teste segundo DIN4102-12 em que os cabos são testados numa temperatura inicial de 600 graus Celsius durante 10 minutos, depois para 800 graus Celsius durante 30 minutos, e finalmente completa o teste numa temperatura de 1.000 graus Celsius durante um período de tempo de 90 minutos.  

 

FIGURA 1 – FORNO PARA TESTE

 

Toda a infraestrutura é testada para podermos desenvolver critérios de montagem que garanta que os cabos fiquem devidamente apoiados, ou seja, a eletrocalha e seus acessórios seguem instruções quanto ao seu posicionamento para devidas fixações. Na figura abaixo poderão ver um sistema de eletrocalha e cabeamento antes do teste e depois do teste.

 

 

FIGURA 2 – SISTEMA INFRA+CABO ANTES VERSUS INFRA+CABO DEPOIS

 

Logo estas são algumas informações importantes para especificarmos um cabeamento ethernet para circuitos íntegros como os encontrados no sistema para combate de incêndio CERBERUS PRO, notem na figura abaixo a topologia entre os equipamentos, topologia em anel que apresenta dupla redundância em equipamentos e cabeamento essencial para a eficácia do sistema.  Note que os switches que estão representados são da família SCALANCE da SIEMENS (www.siemens.com/scalance).

 

 

  

FIGURA  3 – CERBERUS PRO FIRE SAFETY TOPOLOGIA

Para maior entendimento indicamos um vídeo sobre o sistema que apresenta seus diferenciais e setores a ser protegido, comercial e industrial, ou seja, todo o patrimônio: http://www.youtube.com/watch?v=L6XR0qC1lbM

Como referência para projetos segue abaixo o cabo óptico do fabricante Israelense TELDOR modelo SLA-6-01X08-ZAHRH-DD que foi desenvolvido e testado segundo a norma IEC 60331-25:1999, com devido teste do órgão internacional BRE GLOBAL.  

FIGURA 4

FIGURA 4.1

 

CERTIFICAÇÃO E TESTES BRE GLOBAL PARA O CABO ÓPTICO TELDOR MODELO SLA-6-01X08-ZAHRH-DD:

 

 

 

FIGURA5

 

 

 

 

 FIGURA 6

 

 

 

 

 

FIGURA7

 

 

 

 

 

FIGURA8

 

 

 

  

FIGURA9

 

 

 

 

FIGURA10