Nesta seção o leitor encontrará artigos no formato de boletins semanais com os mais diversos temas .

BOLETIM 16- TENDÊNCIA USO PROTOCOLO ABERTO ETHERNET INDUSTRIAL E A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA UMA REDE INDUSTRIAL ROBUSTA E SEM PARADAS

publicado em 27/03/2012 - 12:57:40hs

TENDÊNCIA USO PROTOCOLO ABERTO ETHERNET INDUSTRIAL E A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA UMA REDE INDUSTRIAL ROBUSTA E SEM PARADAS

 

Autor: Eng. Ricardo Pantoja – PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT

 

 

 

 

Há bem pouco tempo atrás as empresas consideradas gigantes pelo tamanho eram consideradas lucrativas, mas hoje a realidade tem se mostrado que as realmente lucrativas são as empresa ágeis, velozes nas tomadas das decisões. Hoje convivemos num mundo em que as informações, a troca e a análise das mesmas são cada vez maiores de suma importância num mundo globalizado e extremamente competitivo. A integração entre os ambientes corporativo e industrial é uma realidade sem volta.

As palavras do momento são CONVERGÊNCIA, VERTICALIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO, CONTROLE EM TEMPO REAL, BAIXOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO, INFRAESTRUTURA FÍSICA UNIFICADA, entre outras.

Nestes mais de 25 anos atendendo o mercado industrial, o Chão de Fábrica, sempre observei as dificuldades no momento das instalações de um conector RJ-45, no lançamento de um cabo óptico, na sua interconexão com um Controlador Lógico Programável “CLP”, uma Interface Homem Máquina “IHM”, um DRIVE, entre outras; o desconhecimento dos critérios e normas para acomodação dos mesmos, curvaturas, devido aterramento, acabam obstruindo esta comunicação de dados, ocasionando paradas na fábrica, atrasos na produção, erros de interpretação de dados, etc.

 

Alguma pergunta sugere que façam junto aos departamentos voltados à tecnologia da informação e tecnologia da automação:

  • Sua rede de comunicação fabril esta de acordo com as normas vigentes?
  • Quando ocorre uma parada na rede de comunicação é fácil identificar o problema?
  • Seu instalador conhece as novas normas de cabeamento industrial?
  • O cabeamento de sua fábrica é estruturado?
  • O cabeamento de sua fábrica esta blindado contra as múltiplas interferências?
  • Se romper um cabo óptico ele é rapidamente reparado?
  • Sua de rede de dados e energia esta aterrada corretamente?
  • Os equipamentos ativos switches, conversores, wireless são industriais?

Estes são alguns dos problemas que venho encontrando nos mercados industriais afins, e é por este motivo que a PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT vem promovendo no mercado brasileiro o treinamento “Projeto e Manutenção para Rede Ethernet Industrial” com o objetivo de preparar sua rede industrial para ser mais produtiva competitiva e ágil na tomada e interpretação de ações visando incremento no volume de produção.

 

 

Para maiores informações sobre o conteúdo programático acesse o link: http://www.pantojaindustrial.com/exibir.php?id=166

 

 

O site www.pantojaindustrial.com foi criado com o objetivo de ser um canal de informações atualizadas sobre normas, aplicações e produtos para infraestrutura de comunicação para os ambientes severos.

 

Concluindo para podermos dormir tranquilos é sumamente importante que ao final de nossa instalação para rede ethernet industrial, seja providenciado a certificação, na qual serão checados se os produtos foram empregados conforme projeto de especificação, todo o encaminhamento deverá ser analisado evitando curvaturas acentuadas, os ângulos de 90 graus, as terminações ópticas deverão ser verificadas, todos os painéis com terminações deverão ser identificados para uma administração eficiente e sem erros, paralelamente deveremos ter um projeto de aterramento bem definido, ou seja, captação, distribuição e proteção atendendo as normas nacionais e internacionais, e todos os patch-cords elétricos e ópticos deverão ser testados de acordo com a norma e velocidade empregada, hoje categoria 6, 10 Gigabit/s.

 

 

Hoje esta prática de certificação só é empregada nas redes corporativas pelas indústrias do segmento, porém como uma planta industrial não pode parar é muito importante que adotem este critério de certificação também para as aplicações industriais.

 

 

 

Para maiores esclarecimentos entre em contato com a PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT pelo telefone +551144366163, telefone móvel +551192090662 ou pelo e-mail contato@pantojaindustrial.com.