Nesta seção do nosso site traremos informações relacionadas a acidentes causados por raios.

Negligência na proteção em tanques de combustível no Brasil - Até quando ?

publicado em 17/01/2013 - 20:50:11hs

                         

                                                         

                                                                        Planta de Biogás /Gás Natural em Kerpen- Alemanha
                                                                                        Proteção dos Fermentadores

 

AUTOR: Eng.Ricardo Pantoja - Especialista Proteção Contra Raios

  

Um país pentacampeão do mundo, com a mais bela atração turística o carnaval, com uma riqueza sem igual e ainda com muitas surpresas a serem descobertas, a Amazônia pulmão do mundo, e para os apaixonados por fenômenos da natureza campeão em descargas atmosféricas, 50 milhões por ano, puxa! 

 

Mas com um grande problema cultural, por a culpa de tudo que acontece no governo, na cidade, no político, em tudo, menos se preocupar com a proteção de suas edificações e sua própria vida, logo a pergunta que faço aos leitores é: Não é uma boa hora de investir em proteção contra raios? 

 

Aquecimento global é uma realidade, sinto isto na minha cidade que era muito agradável quando nos idos de 1974, mas que agora parece mais como uma estufa, com variações de temperatura durante todo o dia, e lá pelas tantas, naquele horário que todos voltam as suas casas para o jantar, inundações, alagamentos, descargas elétricas, e o semáforo queimado!

 

E para somar a tudo que todo mundo vê, mas não toma conhecimento, as explosões nos tanques de refinarias que não são divulgadas, e nas menos favorecidas em tecnologia, as usinas de açúcar e álcool, ainda em fase de automatização, deixando de lado seu ganho pão, o combustível, e milhões e milhões de litros queimando a céu aberto, pois não foi projetada adequadamente a proteção do sistema como recomendado pela norma IEC62305. E o mais temeroso que já aconteceu comigo em visitas pelo Brasil, é escutar a seguinte frase: Mas Pantoja, DEUS é brasileiro, logo não precisarei de sistemas de proteção contra raios em meus tanques!

 

E para concluir este pequeno comentário da importância de sistemas de proteção contra raios em tanques, não é que no mês passado e nesta semana dois acidentes aconteceram, um na Usina São Luiz na cidade de Ourinhos, e outro no dia 15 em Goiás na cidade de Caçu, perdas de milhões de litros e de reais!

 

 

 

 

Link para acidente Usina São Luiz - Ourinhos / SP - http://www.youtube.com/watch?v=3RH8cCskr6o&feature=player_embedded

 

 

 

 

 

Link acesso video Usina de Caçu / GO -  http://g1.globo.com/videos/goias/t/todos-os-videos/v/incendio-em-usina-de-etanol-ja-dura-mais-de-nove-horas-no-interior-de-goias/2349923/

 

 

Quando compararmos os investimentos junto a uma grandiosa obra corporativa ou de uma planta industrial moderna, os custos de implantação de um sistema de proteção contra raios, não chega a 5-6% do custo total, e mesmo assim ainda no Brasil continuamos a negligenciar os fenômenos naturais.

 

                                                   

 

  

                                                             

 

 

 

Para maiores informações e dimensionamentos entrar em contato com a PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT pelos telefones +551144366163 / +5511992090662 ou pelo e-mail contato@pantojaindustrial.com