PROTEÇÃO CONTRA RAIOS EM TANQUES DE COMBUSTÍVEL- PRIMEIRO ARTIGO

publicado em 29/01/2013 - 18:00:59hs

PROTEÇÃO CONTRA RAIOS EM TANQUES DE COMBUSTÍVEL

Negligência na proteção em tanques de combustível no Brasil - Até quando?

(AUTOR: Eng. Ricardo Pantoja - Especialista em Sistemas de Proteção contra Raios ) – 20 de Janeiro 2013

 

 

 

        

Proteção contra raios é um sábio investimento para a produção, armazenagem de granéis sólidos, tanques de combustível e tanques para eliminação de água salgada, entre outras.  Um sistema de proteção contra raios eficaz para um site de tanques pode ser conseguido com a ligação das partes metálicas a terra adequada, controle de estática e supressão de surtos elétricos e transientes.                                             

  Em tanques de água salgada para separação, destilação e armazenamento em fibra de vidro especial ,tem uma história de susceptibilidade a danos catastróficos causados por raios e descargas estáticas.  Para aumentarmos as probabilidades de proteção contra raios o ponto de partida é o aterramento. Terminais aéreos, captadores bem projetados ajudam a reduzir o acúmulo de estática em estruturas de armazenamento. Ligação estática e sistemas de monitoramento da impedância junto ao solo nas saídas de carga criam uma ligação potencial entre a saída de carga e os caminhões tanque, na operação de transporte, e isto reduz a possibilidade de uma descarga estática, enquanto o perigoso vapor de hidrocarboneto esta presente.  Protetores de surto para energia e sinais deverão ser especificados segundo a norma IEC62305, protegendo equipamentos elétricos, eletrônicos, PLC e o sistema de supervisão e aquisição de dados (SCADA) da unidade industrial de armazenagem. 

Isso ajudará a garantir que a planta industrial permaneça operacional após os efeitos de um raio direto ter sido mitigado através dos pontos apontados acima.

 

A norma API RP 2003 4.5.9.1.6.2 indica que os tanques devem ter uma placa de metal com uma superfície não menor do que 30 polegadas por 100 galões de combustível, localizada na parte inferior dos tanques e ligada à terra externa. A placa proporciona um caminho elétrico ideal entre o conteúdo líquido armazenado e a terra por meio do qual a carga pode se dissipar.

 

Não há garantias com a proteção contra raios 100% segundo as normas internacionais, pois são um fenômeno da natureza com potências cada vez maiores visto as mudanças climáticas atuais, porém empregar um sistema de proteção descrito acima baseado em normas internacionais, como IEC 62305, NFPA 780, UL 96/96A/198G/467/525/1077/1449 e API545 aumentarão a probabilidade de manter seus tanques protegidos a salvo contra raios. 

 

 

                                         

 

         

HASTE TELESCÓPICA PARA PROTEÇÃO - DEPÓSITOS DE MUNIÇÕES

 

 

No mês de dezembro de 2012 e neste primeiro mês do ano de 2013 dois acidentes aconteceram provocados por raios, um na cidade de Ourinhos, e outro no dia 15 em Goiás na cidade de Caçu, com perdas de milhões de litros e de milhares reais!

 

 

 

 

 

Link para vídeo acidente na cidade de Ourinhos / SP - http://www.youtube.com/watch?v=3RH8cCskr6o&feature=player_embedded  

 

 

 

 

Link para vídeo acidente na cidade de Caçu / GO -  http://g1.globo.com/videos/goias/t/todos-os-videos/v/incendio-em-usina-de-etanol-ja-dura-mais-de-nove-horas-no-interior-de-goias/2349923/

 

  

 

   Aproveito para apresentar ao mercado brasileiro o sistema captador .

 

 

                                                                                            

 

 

 

 

                          

                                                                

                               Planta de Biogás /Gás Natural em Kerpen- Alemanha

             

 

 

                               

 

 

 

Para dimensionamentos e visitas técnicas entrar em contato com a PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT pelo e-mail contato@pantojaindustrial.com - Especialista Proteção Contra Raios.