SOLUÇÃO COMPLETA EM PROTEÇÃO CONTRA RAIOS

publicado em 07/02/2013 - 11:07:51hs

SOLUÇÃO COMPLETA EM PROTEÇÃO CONTRA RAIOS – PROJETO CONCEITUAL+MATERIAL+MÃO DE OBRA+FISCALIZAÇÃO+LAUDO SPDA

 

 

A PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT vem ao mercado nacional informar sua nova área de atuação frente ao mercado nacional, a execução de Laudos Técnicos para Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA); Projetos Conceituais; Mão de Obra Qualificada; Materiais em Captação, Derivação, Equipotencialização, Aterramento, Protetores para Energia e Sinal; e Fiscalização. 

 

Primeiro artigo sobre Proteções em Tanques – Artigo Técnico 01

 

Acesse material completo - http://www.pantojaindustrial.com/exibir.php?id=211

 

PROTEÇÃO CONTRA RAIOS EM TANQUES DE COMBUSTÍVEL- PRIMEIRO ARTIGO

Publicado em 29/01/2013 - 18h00min: 59hs

 

PROTEÇÃO CONTRA RAIOS EM TANQUES DE COMBUSTÍVEL

Negligência na proteção em tanques de combustível no Brasil - Até quando?

(AUTOR: Eng. Ricardo Pantoja - Especialista em Sistemas de Proteção contra Raios) – 20 de Janeiro 2013

 

 

Proteção contra raios é um sábio investimento para a produção, armazenagem de granéis sólidos, tanques de combustível e tanques para eliminação de água salgada, entre outras. Um sistemade proteção contra raios eficaz para um site de tanques pode ser conseguido com a ligação das partes metálicas a terra adequada, controle de estática e supressão de surtos elétricos e transientes.

Em tanques de água salgada para separação, destilação e armazenamento em fibra de vidro especial, tem uma história de susceptibilidade a danos catastróficos causados por raios e descargas estáticas. Para aumentarmos as probabilidades de proteção contra raios o ponto de partida é o aterramento. Terminais aéreos, captadores bem projetados ajudam a reduzir o acúmulo de estática em estruturas de armazenamento. Ligação estática e sistemas de monitoramento da impedância junto ao solo nas saídas de carga criam uma ligação potencial entre a saída de carga e os caminhões tanque, na operação de transporte, e isto reduz a possibilidade de uma descarga estática, enquanto o perigoso vapor de hidrocarboneto esta presente. Protetores de surto para energia e sinais deverão ser especificados segundo a norma IEC62305, protegendo equipamentos elétricos, eletrônicos, PLC e o sistema de supervisão e aquisição de dados (SCADA) da unidade industrial de armazenagem.

Isso ajudará a garantir que a planta industrial permaneça operacional após os efeitos de um raio direto ter sido mitigado através dos pontos apontados acima.

A norma API RP 2003 4.5.9.1.6.2 indica que os tanques devem ter uma placa de metal com uma superfície não menor do que 30 polegadas por 100 galões de combustível, localizada na parte inferior dos tanques e ligada à terra externa. A placa proporciona um caminho elétrico ideal entre o conteúdo líquido armazenado e a terra por meio do qual a carga pode se dissipar.

 


 

Para maiores informações, orçamentos e visitas técnicas entrar em contato via telefone móvel (11)992090662 ou pelo e-mail contato@pantojaindustrial.com.