Nesta seção do nosso site traremos informações relacionadas a acidentes causados por raios.

CUIDADO COM A TENSÃO DE TOQUE E PASSO - EMPREGO DA DERIVAÇÃO ISOLADA PARA DESCIDA JUNTO AS EDIFICAÇÕES

publicado em 24/02/2013 - 11:47:34hs

TENSÃO DE PASSO + TENSÃO DE TOQUE E A IMPORTÂNCIA DE UMA DERIVAÇÃO DE DESCIDA ISOLADA

AUTOR: ENG. RICARDO PANTOJA – PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT – SOLUÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA RAIOS

 

 

Introdução - Danos causados por raios recentemente nos USA .

Indústrias com equipamentos elétricos e eletrônicos sensíveis sofrem grandes perdas financeiras e de continuidade do sistema devido a danos causados ​​por raios que destroem equipamentos, suspende processos críticos de negócio, e desligam plataformas operacionais inteiras, serviços essenciais.

Nos USA cerca de US $ 5-6 bilhões são perdidos por causa dos raios em danos reportados a cada ano (uma estimativa do Instituto Nacional de Raios Safety Institute,), dos quais US $ 1,65 bilhão em créditos de seguros foram pagos em 2011 de acordo com o Instituto de Informação de Seguros. Estima-se que os danos não declarados excedem consideravelmente aos danos relatados. Muitos deles estimam que ocorrem nas rede de comunicação sem fio da indústria cerca de US$ 6 ,000 em danos por ano por torre de celular nos Estados Unidos. Perda de comunicações celulares é geralmente apenas um inconveniente para os clientes, mas quando se perde comunicações de emergência, é um perigo para a segurança pública.

De acordo com o Instituto de Proteção de Raios, descargas elétricas causam 45.000 dólares em danos por ocorrência. Pior ainda é que muitas vezes um raio remove sistemas de comunicação de emergência da administração e capacidade de resposta e continuidade de sinal, prejudicando serviços essenciais e de comunicação, tais como o serviço 911, a polícia , bombeiro e ambulância . Para dar uma idéia de como isso é comum, basta olhar para 911 centros que foram incapacitados durante o verão de 2012: Henderson County, TN; Booneville, IN; Lawrence County, OH; Metropolis, IL; Chicksaw County, MS; Onondaga County, NY; Rockdale County, GA; Laurel County, KY; Rensselaer County, NY; Halifax County, VA; Lawrence County, OH; Warrick County, Missouri, e Crawford County, IL só para citar alguns. Danos significativos e tempo de inatividade normalmente acompanham estes raios, um exemplo recente de como a continuidade da gestão de emergência é fundamental para os seus cidadãos é Woodward em abril de 2012. Um potente raio danificou a torre de sinal que incapacitou sirenes de alerta da cidade que não conseguiu avisar as pessoas da cidade do tornado que atravessou Woodward, matando cinco (5) e ferindo vinte (20) pessoas,para gestão de emergências, a continuidade é uma questão de vida e morte.

 

Logo este é um pequeno relato do que já ocorreu recentemente nos USA , para que nosso país o BRASIL  campeão em descargas atmosféricas comece a repensar em se prevenir contra os raios antes da perda de seu patrimônio ou parada de seu parque fabril , esta uma visão mais branda , não falando de acidentes fatais. 

 

Neste  BOLETIM TÉCNICO sobre PROTEÇÃO CONTRA RAIOS falaremos sobre a TENSÃO DE TOQUE e a TENSÃO DE PASSO e o produto desenvolvido para devida proteção, o DERIVADOR DE DESCIDA ISOLADO.

 

  

TENSÃO DE TOQUE se uma pessoa toca um equipamento sujeito a uma tensão de contato(tensão que pode ocorrer quando de uma descarga atmosférica quando da falha de isolação) pode ser estabelecida uma tensão entre as mãos e pés chamada tensão de toque. Em consequência poderemos ter a passagem de uma corrente elétrica pelo braço , tronco e pernas cuja duração e intensidade poderão provocar a fibrilação cardíaca, queimaduras ou outras lesões graves ao organismo.        

 

 

TENSÃO DE TOQUE

 

 

  

TENSÃO DE PASSO quando uma correnteelétrica é descarregada para o solo e ocorre uma elevação do potencial em torno do eletrodo de aterramento formando se  um gradiente de queda de tensão cujo ponto máximo esta junto ao eletrodo e o ponto mínimo muito afastado dele .Se uma pessoa estiver em pé em qualquer ponto dentro da região onde há essa distribuição de potencial, entre seus pés haverá uma diferença de potencial chamada de tensão de passo a qual é geralmente definida para uma distância entre seus pés de 1 metro .   

 

 

 

 

TENSÃO DE PASSO

 

 

 

TRECHO DA NORMA IEC62305 PARTE 3 ITEM E.4.2.4.2

 

 

DERIVAÇÃO DE DESCIDA ISOLADO foi projetado para ser instalado nas derivações de descida em edificações com grande circulação de pessoas como mostrado na figura abaixo conforme a norma IEC 62305-3 – Item E. 4.2.4.2. As áreas mais comuns são aquelas encontradas na entrada de indústrias, edifícios ou áreas abrigadas tais como teatros, cinemas, shopping centers, hospitais, museus, igrejas, escolas, universidades, onde existe uma alta frequência de visitantes. Neste caso devemos instalar com a devida atenção o DERIVADOR DE DESCIDA que foi dimensionado para atender a uma descarga atmosférica de 100.000 Volts.

 

 

A área perigosa de tensões de toque e de passo para os seres vivos é definida como a área do nível do solo até uma altura de aprox. 3 m e um círculo de 3 m para baixo em torno do condutor.

O DERIVADOR DE DESCIDA ISOLADO tem um núcleo de cobre e um isolamento reticulado de alta tensão resistente.

       

Estes condutores são construídos para atender:

  • Capacidade de suportar picos de 100 kV (1.2/50 us)
  • Para evitar faiscamento mesmo em dias chuvosos
  • Norma IEC62305-3

 

 

Deixo uma pergunta aos proprietários de escolas , universidades onde o número de pessoas transitando junto a estrutura é muito grande , logo o risco eminente junto a acidentes em dias chuvosos esta presente , sendo assim este boletim técnico tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades locais , instituições , prefeituras , pois no Brasil esta solução é deixada de lado ,uma grande negligência , e em vistorias frequentes observamos uma ignorância no assunto , pois os instaladores elétricos "isolam" as descidas de derivação através de tubos de PVC ou de METAL , ou seja , ambos não isolam a corrente de passagem , logo nossa função é preparar esta instalação protegendo-a convenientemente junto as normas nacionais e internacionais , mantendo assim a integridade física das pessoas junto as edificações .   

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, DIMENSIONAMENTOS E COTAÇÕES ENTRAR EM CONTATO COM A PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT PELO E-MAIL contato@pantojaindustrial.com.