Nesta seção o leitor encontrará matérias, fotos, homenagens, etc.

Primeira Homenagem a Benjamin Franklin

publicado em 20/01/2010 - 09:52:29hs

Benjamin Franklin - Como primeira homenagem gostaria de honrar o leitor em conhecer detalhes dos estudos, invenções e ensinamentos que Franklin deixou para todos os homens.

 Tela de Joseph Siffred Duplessis

( Figura H1) - Benjamin Franklin numa tela de Joseph Siffred Duplessis. Nascimento : 17 de Janeiro  de 1706,BOSTON-Massachusetts.Morte : 17 de Abril de 1790(84 anos)FILADÉLFIA,Pensilvânia.Nacionalidade : Americano .Ocupação : Jornalista,Editor , Filantropo, Funcionário Público , Cientista , diplomata e Inventor .

 

 Sempre envolvido com estudos, filantropia e aos assuntos públicos fundou a UNIVERSIDADE DE NOVA YORK, e a Sociedade Filosófica Americana com o fim de fomentar a comunicação de suas descobertas entre os estudiosos da ciência. Como primeiros estudos ,identificou as cargas positivas e negativas , e que os raios são um fenômeno de natureza elétrica.Tornou esta teoria inesquecível através da experiência extremamente perigosa de fazer voar uma pipa durante a trovoada , em 1 de Outubro de 1752.As invenções de Franklin incluíram o pára-raios, o aquecedor de Franklin , chamado de Franklin Stove , as lentes bifocais , e o corpo de bombeiros norte-americano .Estabeleceu duas áreas de estudo importantes das ciências naturais : eletricidade e meteorologia .

  

(FIGURAH2) Franklin realizando o famoso experimento da pipa. Em 1785 tornou-se um abolicionista da escravatura, tendo-se tornado presidente da Sociedade Promotora da Abolição da Escravatura e da Libertação dos Negros retidos no cativeiro. Todos os seus projetos inventivos contribuíram para os avanços da tecnologia hoje empregada pela nossa sociedade industrial , mas o projeto que mais impressiona é o de AUTO-APERFEIÇOAMENTO confeccionado na idade de 26 anos , com o objetivo da “perfeição moral” com treze virtudes :

(1-) Temperança – “Não coma demasiadamente; não beba até a embriaguez.”

(2-) Silêncio – “Não diga nada além daquilo que beneficie outros ou você mesmo; evite conversas tolas”.

(3-) Ordem – “Mantenha todas as coisas em seus devidos lugares; faça com que cada parte de seu negócio tenha o seu próprio tempo”.

(4-) Resolução – “Decida realizar aquilo que você quer; realize sem erro o que você resolver”.

(5-)Sobriedade – “Não tenha despesas além daquelas que proporcionarão o bem dos outros ou a você mesmo, isto é, não desperdice nada”.

(6-) Diligência – “Não perca tempo; esteja sempre ocupado com algo útil; elimine todas as tarefas desnecessárias.”

(7-) Sinceridade – “Não cometa fraude; pense inocentemente e com justiça; e, se você falar, fale verdadeiramente”.

(8-) Justiça – “Não erre, prejudicando os outros ou omitindo os benefícios que são de sua obrigação”.

(9-) Moderação – “Evite extremismos; não firam os outros, apesar de achar que mereçam.”

(10-) Limpeza – “Não Tolere sujeira no corpo, roupa ou habitação.”

(11-) Tranqüilidade – “Não fique nervoso por ninharias ou com acidentes comuns e inevitáveis.”

(12-) Modéstia – “Dê vital importância apenas a saúde e o bem-estar; evite a estupidez, fraqueza e as coisas que possam prejudicar você e os outros.”

(13-) Humildade – “Imite Jesus Cristo e Sócrates.”   

 

       " Como minha intenção era adquirir o hábito de todas estas virtudes , achei que seria bom não distrair minha atenção tentando tudo ao mesmo tempo ,mas fixar-me em uma delas de cada vez.Quando tivesse dominado aquela , passaria para outra e assim por diante , até ter passado por todas as treze".( Benjamin Franklin com 26 anos - Projeto de Auto-Aperfeiçoamento ).