Nesta seção o leitor encontrará artigos no formato de boletins semanais com os mais diversos temas .

BOLETIM 2 -POLIMENTO EM CONECTORES ÓPTICOS-CRITÉRIOS PARA INSTALAÇÃO

publicado em 03/02/2010 - 08:52:22hs

BOLETIM TÉCNICO 2:

 

 

Polimento em conectores ópticos-Critérios chave .

Para assegurarmos o perfeito desempenho dos conectores ópticos deveremos considerar cinco (5) critérios chave:

- BACKREFLECTION-RL (Perda por retorno= Return Loss/Reflection)

 

-INSERTION LOSS -IL(Perda por inserção=ATENUAÇÃO)

 

-APEX OFFSET (Distância Axial entre o núcleo e a face polida)

 

-RADIUS CURVATURE ( Raio de Curvatura da face esférica polida).

 

-FIBER UNDERCUT/PROTRUSION (Excesso Polimento por baixo/Excesso Polimento por cima)

 

-VISUAL QUALITY (Análise Visual com equipamento em laboratório)

 

 

-BACKREFLECTION(ORL- Optical Return Loss)é a luz refletida que retorna ao emissor ocasionado por um mau polimento dos conectores, sujeira no contato entre conector e acoplador, má qualidade da fibra óptica, clivagem errônea, causando uma diferença entre o índice de refração ar-vidro, da ordem de 0,2dB-0,5dB negativa. Reflexões são frações da potência óptica reenviada de novo em direção a fonte. Fonte mais comum de reflexões são as junções de fibras (juntas e conectores). Parâmetro recomendado é de -55dB.  

Fórmula Cálculo - Return Loss(dB)=10log{P2/P1} .Exemplo: uma  perda de retorno de -50dB é melhor do que uma perda de -40dB.

 

 

 

  

- INSERTION LOSS-IL(Perda por inserção=ATENUAÇÃO)é a perda de potência óptica ocasionada pelo mau casamento entre conectores , desalinhamento , espaço demasiado , separação , e um pobre polimento , polimento de qualidade inferior ao recomendado por norma.É um parâmetro comumente medido , usa uma combinação de fonte óptica e um multímetro óptico, tem seu valor especificado em dB, e para um par de conectores a atenuação típica é de 0,35dB.

Fórmula Cálculo – Insertion Loss=-10log(P2/P1).  

 

 

 

 

 

 

 

  -APEX OFFSET(Distância Axial entre o núcleo inicial não polido e a face polida) é a distância axial entre o ponto inicial do conector antes do polimento e após o polimento.Um excesso de APEX-OFFSET contribui para um alto “RETURN LOSS e INSERTION LOSS”.Para diminuirmos este problema deveremos utilizar equipamentos mecânicos de polimento automáticos realizados por empresas fabricantes que possuam laboratórios próprios , ou empregarmos os chamados “CONECTORES ÓPTICOS PRÉ-POLIDOS” em inglês “PRE-POLISH”já prontos de fábrica.Em breve falaremos deste processo com maiores detalhes , apresentando os fabricantes CORNING com seu dispositivo “UNICAM” e  PANDUIT com seu dispositivo “OPTICAM”ambos processos à frio , e o  fabricante HUBER-SUHNER com seu dispositivo”QUICK ASSEMBLY” à quente .

 

 

 

-RADIUS CURVATURE(Raio de Curvatura da face esférica polida) é a medida esférica  obtida após o devido polimento , que afeta também o desempenho do conector.É especificado pela indústria em 10-25mm. 

 

 

 

  

 

-FIBER UNDERCUT/PROTRUSION(Excesso Polimento por baixo/Excesso Polimento por cima do ferrule) é devido ao polimento abaixo do ferrule(UNDERCUT) e acima do ferrule( PROTRUSION).Esta medida é realizada por um equipamento chamado de interferômetro.É recomendada uma medida entre +/-50nm.

 

 

 

   

 

 

FERRULE é o mecanismo que prove o alinhamento e proteção do núcleo da fibra óptica junto ao acoplamento óptico. Normalmente é fabricado em metal ou cerâmica.Nele poderemos encontrar quatro tipos de polimento , PC , SPC, UPC e APC .

  

            (SOURCE:NASA)

 

-VISUAL QUALITY(Análise Visual com equipamento em laboratório) é importante para analisarmos o acabamento final do polimento, e deverá ser realizada por profissional especializado e equipamentos de precisão. Como referência gostaria de salientar os produtos da empresa FLUKENETWORKS e seus equipamentos para certificação da rede de comunicação, para os ambientes Office e Industrial. Como equipamento de referência para esta análise, e inspeção visual indicamos os modelos FIBER INSPECTOR FT500 MINI, FIBER INSPECTOR FT600, FIBER VIEWER FT120 e FT140. 

Recomendo que acessem o site: www.flukenetworks.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        (Máquina para POLIMENTO) 
 
 

 (Todos direitos reservados a FLUKE NETWORKS)

 

 

                   (FIBERVIEWER - FLUKE NETWORKS)    

 

 

        

      

(FIBER INSPECTOR-FLUKE NETWORKS)           

 

 

(FIBER INSPECTOR PRO-FLUKE NETWORKS) 

 

 

 

 

(KIT FIBER INSPECTOR-FLUKE NETWORKS) 

 

 

 

 

 

         (Foto 1 - conector com ótimo polimento)

 

 

 

 

        (Foto 2 - conector contaminado ) 

 

                                           

 

 

 

(Foto 3 -  conector contaminado )

 

 

 

 

 

 

 

(Foto 4- conector comtaminado ) 

 

 

 

 

 

 

(Recomendo que sempre busquem um profisisonal qualificado para realizar os serviços de instalações e manutenções) .  

 

 

 

 

 

 

(INSTALADOR CERTIFICADO) 

 

                                           

 

 

                                               

               

 

Para aplicações monomodo”singlemode”distâncias acima de 2.000metros foi desenvolvido o polimento chamado de Physical Contact(PC), com medida típica de -30dB.Para reduzirmos a perda BACKREFLECTION empregamos dois tipos de polimento chamado de SPC(Super Physical Contact) e UPC(Ultra Physical Contact) , com medidas típicas de -40dB e -50dB respectivamente .Quando necessitamos uma  perda por retorno mínima empregamos o polimento do tipo APC ( Angle Physical Contact) , no qual empregamos um polimento em 8 graus  .Estes conectores são identificados com a cor VERDE , e a indústria define como medida mínima de -60dB.