Nesta seção o leitor encontrará artigos no formato de boletins semanais com os mais diversos temas .

BOLETIM TÉCNICO 6 -Testes e Validação - CERTIFICAÇÃO - Rede Ethernet Industrial - EtherScope FLUKE NETWORKS

publicado em 05/05/2010 - 18:18:25hs

TESTE E VALIDAÇÃO - REDE ETHERNET INDUSTRIAL

ASSISTENTE DE REDE EtherScope Série II

 

Todos direitos de imagem reservados a FLUKE NETWORKS.    

INSTALAR

VALIDAR

IDENTIFICAR PROBLEMAS

MEDIR

 

 

 Todos direitos de imagem reservados a FLUKE NETWORKS.

 A utilização do protocolo aberto ETHERNET no chão das fábricas é uma tendência sem volta, pela democratização das redes, facilidade de configuração, utilização de um modelo de cabeamento encontrado com facilidade nos distribuidores pelo Brasil; mas ao falarmos da mão de obra e dos devidos testes e validação (certificação final) encontramos muitos problemas pela mão de obra não treinada, não certificada e sem os equipamentos necessários para a devida certificação.

 

Logo caro consumidor final, gerente de fábrica, gerente de automação, gerente de T.I, proprietário, solicite a empresa contratada para instalação de seu cabeamento de comunicação, os certificados comprovando que ela vem sendo treinada por um fabricante reconhecido, e também solicite ao instalador uma relação de equipamentos para os devidos testes e validações da rede ETHERNET de sua fábrica.

 

Caso alguns dos critérios citados anteriormente não forem cumpridos, busque no mercado empresas que estejam trabalhando dentro das normas reconhecidas mundialmente, pelas instituições nacionais e internacionais, BICSI, ABNT, etc.

Pela utilização diária em campo dos equipamentos do fabricante FLUKE vou falar sobre um novo e revolucionário equipamento chamado EtherScope Série II.

John Fluke fundou a empresa FLUKE em 1948, ele projetou e construiu o primeiro voltímetro de precisão. Mais tarde ele criou o mais famoso multímetro digital, e em 1993 começou a produzir equipamentos para teste e certificação da rede Ethernet, com e sem fio.    

 

 

 

Todos direitos de imagem reservados a FLUKE NETWORKS. 

 

Da mesma forma que indiquei nos boletins,artigos e vídeos anteriores, a compra e utilização de kits para manutenção óptica , emendas mecânicas e conectorização , é de suma importância termos equipamentos para a devida manutenção da rede de comunicação Ethernet.O EtherScope  é seu kit de primeiros  socorros quando emergências ocorrem.Ele combina ferramentas essenciais para diagnosticar uma ampla gama de problemas.Com análises tanto em Gigabit LAN quanto em WLAN 802.11a/b/g, você pode identificar problemas rapidamente , de forma a resolvê-los mais rapidamente.O EtherScope está pronto para testar as redes atuais e futuras com interfaces full-duplex de cobre a 10/100/Giga e de fibra óptica a 100Giga.Desde o momento que você conecta o EtherScope em sua rede , ele começa a testar e mostrar resultados de diagnósticos em tempo real de dispositivos , redes e problemas. Menus intuitivos tornam a navegação fácil e permitem encontrar exatamente a informação de que você precisa – seja ela da camada física, estatísticas de protocolo, estatísticas de VLAN, descoberta de dispositivos, redes ou análise de switches. O EtherScope provê a visibilidade nos ambientes de rádio freqüência (RF) quando usuários reportam problemas com a rede sem fio.Diagnostica reclamações de rede lenta medindo métricas de RF como cobertura de sinal , ruído , utilização e uso do canal.

 

Concluindo é um equipamento versátil, completo. Monitore os processos de autenticação e associação para resolver problemas de conectividade. Descubra redes, pontos de acesso e clientes próximos. Identifique dispositivos falsificados não autorizados e os ache para dar segurança à sua WLAN contra ameaças externas.            

 

Para maiores informações acesse: www.flukenetworks.com/br