Nesta seção o leitor encontrará matérias, fotos, homenagens, etc.

Homenagem - Thomas Alva Edison

publicado em 20/05/2010 - 15:21:05hs

 HOMENAGEM - THOMAS ALVA EDISON

 

 

FONÓGRAFO -Todos direitos de imagem reservados à WILKIPEDIA.

 

 

Tantas quantas forem às homenagens a este grande empresário e inventor são poucas face à importância de seus inventos até os dias de hoje. Você já se imaginou sem a luz elétrica numa só noite nos dias de hoje? E o transtorno que causaria numa cidade como São Paulo num dia chuvoso? E num hospital como poderíamos proceder sem a luz elétrica? Temos um gerador a óleo diesel! Mas quanto tempo duraria em plena carga?

 

 

MOEDA HOMENAGEM THOMAS ALVA EDISON

 

Estas e outras perguntas poderia fazer ao nobre leitor, mas sempre procuro agradecer a este homem pelas suas inúmeras tentativas, sua determinação , consistência e persistência durante mais de um ano dentro de tentativas e erros, mais tentativas e erros, até finalmente criar o bulbo incandescente, invento que vem mudando a vida das pessoas até os dias de hoje.  

Nasceu em 11 de Fevereiro de 1847 na pequena cidade de Milan, em OHIO, USA. Faleceu em 1931 na cidade de West Orange, Nova Jérsei. Inventor e Empresário desenvolveu muitos dispositivos de grande interesse industrial. Era conhecido como “FEITICEIRO DE MENLO PARK” (THE WIZARD OF MENLO PARK), é como grande diferencial foi o primeiro inventor a aplicar os princípios da produção em larga escala.

 

 

Thomas Alva Edison – MENLO PARK

 

Fonógrafo, Cinetógrafo,Câmera Fotográfica, Aparelho de Raios-X,Alimentos Empacotados a Vácuo ,Sistemas de Construção mais baratos feitos de concreto , Gramofone , Cinescópio , Microfone,e o maior invento de todos os tempos a “LÂMPADA ELÉTRICA INCANDESCENTE”.Ao longo de sua jornada mais de 1.000 patentes.      

Também foi o precursor do cinema.

 

Foto de Thomas Alva Edison em seu laboratório.

 

Uma passagem muito interessante que gostaria de passar aos senhores , quando foi para escola com seis anos de idade.Seu primeiro professor o padre Engle dizia:”ele tem o bicho no corpo , é um coça-bichinhos estúpido , não pára de interromper a aula para fazer perguntas  ,e custa a aprender”.Além disso recusava-se a fazer as lições de casa.Depois de três meses deixa a escola para nunca mais voltar .É alfabetizado pela sua mãe , e tem grande interesse pelos seus livros de ciências.Ainda criança monta um  laboratório de experiências no sótão de sua casa , e de vez em quando fazia tremer toda a estrutura.Seu primeiro emprego foi de entregador de jornais , doces , frutas e sanduíches numa companhia ferroviária.Pelas contínuas explosões fica surdo.Impressionado com o código "Morse" ,  cria o telégrafo artesanal. Torna-se telegrafista em sua terra natal. Trabalha de manhã e realiza seus inventos à noite, registra seu primeiro invento aos 21 anos, uma máquina de votar, pelo qual nunca ninguém se interessou. Dois anos mais tarde com 23 anos inventou um indicador automático de cotações da bolsa de valores ,vendendo por US$40mil.Em 1876 , com 29 anos de idade já é famoso e com grande renda , inicia a construção de um centro de pesquisas em Menlo Park.Como meta o desenvolvimento de uma nova invenção a cada 10 dias.Num período de quatro anos patenteou 300 novos inventos.Dois anos mais tarde , com 31 anos  de idade começou a desenvolver experimentos para produzir a luz através da energia elétrica.Com enormes  investimentos,e milhões de tentativas descobriu  o filamento ideal .Um fio de algodão parcialmente carbonizado.Instalado num bulbo de vidro com vácuo , aquecia-se com a passagem da corrente elétrica até ficar incandescente , sem poder derreter , sublimar ou queimar.Em 1879 faz uma lâmpada incandescente brilhar por 48horas contínuas , e nas comemorações do final do ano , uma rua inteira , próxima ao laboratório foi iluminada para demonstração pública.

Em 1.888 cria a maior companhia de energia elétrica do mundo, a GENERAL ELECTRIC.                       

 

Mais tarde reconhece com muita gratidão, que seu sucesso é devido a sua base familiar, sua mãe Nancy Eliot Edison que com profundo amor e dedicação lhe instruiu desde pequenino.

 

Thomas Alva Edison – Memorial.

 

Obrigado Thomas Alva Edison .